sexta-feira, 17 de abril de 2015

   Titulo Nacional: A Esperança – 
Titulo Original: Mockingjay –
Autor(es): Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D’ Elia
Editora: Rocco Jovens Leitore
Trilogia: The Hunger Games
Volume: 03
Sinopse:
“Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Li “A esperança” logo que acabei de ler “Em Chamas”, tinha o livro e não conseguiria esperar para saber o que estava para acontecer a Katniss e Peeta. Mas na hora de escrever a resenhasimplesmente tive muita dificuldade. Muito complicado essa coisa de escrever sobre o final de uma série que você amou. Não sei se a resenha está na altura de Jogos Vorazes então já aviso, leiam os livros. Vocês não irão se arrepender. Fora a saudade de sua casa Katniss ainda tem que lidar com a ausência de Peeta. Durante a fuga da 75º edição dos jogos vorazes ela foi a escolhida para representar a rebelião do povo de Panem. Deixando Peeta nas mãos do inescrupuloso presidente Snow.(Capital) É claro que Katniss está cheia de questionamentos ao que concerne a Peeta, sobre como ele está e até mesmo o que sente por ele. Além de tudo isso há uma grande pressão para que Katniss assuma seu papel como o tordo (figura simbólica da rebelião, a imagem do animal foi ligada a Katniss por ela ter utilizado um broche com o esta figura durantes os jogos que participou), ou seja, há uma força que pretende fazer de Katniss o símbolo da rebelião, quando nem ela sabe se é exatamente isso que deseja fazer ou se é capaz de fazer.
Em “A esperança” as questões políticas estão em evidência. Com a mudança de distrito conhecemos o que seria a alternativa ao poder da Capital. E sem defender o presidente Snow preciso dizer que o distrito 13 também se mostra dominador. Gostei bastante do livro e sem duvidas recomendo a trilogia, “A esperança” é com certeza um livro obrigatório para quem gostou dos antecessores: “Jogos Vorazes” e “Em Chamas”. E sem dúvidas atinge o seu objetivo de nos fazer refletir, afinal como boa distopia que é, a trilogia não conta uma história totalmente distante da nossa.
Sinceramente acho que não consegui passar o meu entusiasmo com este livro. Portanto deixo a todos missão de ler a trilogia. “Jogos Vorazes” é uma leitura obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário