segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sobre fandoms


  Fandom. A junção das palavras em inglês fan, que significa fã, com a partícula “dom”, retirada de kingdom, que se traduz em “reinado”, Fandom então é o termo que se aplica ao “reinado de fãs”, para ser mais direto, ao grupo máximo de fãs de algo em comum.




                   No mundo dos livros, os mais populares são:
Harry Potter: Potterheads
Jogos Vorazes: Tributos
Percy Jackson: Semideuses
Divergente: Iniciandos/Iniciados (Não gente, não é 'Divergentes')
Crepúsculo: Twihards
A Culpa é das Estrelas: Efeitos Colaterais
Entre muitos outros...!




Níveis de fãs
Entre muitos fãs das sagas pelo mundo existem vários tipos de fãs, mas a maioria se considera membros de um fandom por simplesmente gostar da série, quando não é assim. Em um fandom você estará em um espaço junto com pessoas que gostam da saga desde que surgiu, não que você tenha que ser uma enciclopédia ambulante, mas você tem que ter um mínimo de fanatismo e conhecimento para participar de um fandom.


- “Fãs” posers: É tão comum hoje em dia, e costumam vulgarizar muito a imagem de uma saga. Uma vez que alguém não tem conhecimento sobre a saga, mas considera-se de um fandom, e vive tentando se mostrar como um fã, quando na verdade só tem conhecimento sobre algumas imagens e filmes da saga. 

- Simpatizadores/Admiradores: São pessoas que naturalmente gostam da saga, já assistiu provavelmente todos os filmes lançados até então, já  leram no máximo dois livros de cada série, porém, reconhecem que não são considerados fãs, por ver o amor que as pessoas do fandom tem à saga e ter o bom senso de não sair se referindo a saga como se fosse fã, quando na verdade não é.
- Fãs convencionais: Pessoas que provavelmente já leram todos os livros e já viram todos os filmes, mas não tem o interesse em pesquisar e conhecer as temáticas primárias, secundárias e terciárias da saga, muito embora tenham um conhecimento admirável.  Vão ao cinema, compram livros na época do lançamento, gostam dos atores e de se manterem atualizados sobre a saga e seus atores. 

.
Os três grandes fandoms de sagas da década atual

Potterheads: Um dos maiores fandoms das sagas atuais. É um dos fandoms mais fieis à autora e a história. Envolve centenas de pessoas pelo mundo, enfrentam chuva, sol, e tudo mais que for necessário pra terem contato com a saga. Foram os fãs de uma geração de mais de 10 anos, cresceram com Harry Potter, viram o elenco crescer, gritaram, choraram, levantaram, e mostrou ao mundo inteiro um exemplo do que é ser fã de algo, e impuseram autoridade e superioridade quando se fala de Harry Potter e do seu enorme reinado de fãs, fazendo Harry Potter a saga literária e cinematográfica mais lucrativa de todos os tempos do planeta terra.

Demigods (Semideuses):  Um fandom que está tomando proporções enormes nos últimos anos. O primeiro filme trouxe os livros a tona e passou a ser um dos maiores Best-sellers da época, fazendo Rick Riordan ficar conhecido pelos seus livros de mitologia. O primeiro filme não se deu muito bem em relação as criticas e sua lucratividade, mas agora o fandom está mostrando sua força e compromentimento com o amor à Percy Jackson Mesmo o filme “O Mar de Monstros”,  não sendo aquilo esperado pelos fãs mas deu inicio a época de ouro pros fãs de Percy Jackson que continua crescendo.


Tributes (Tribrutos): É um dos mais novos fandoms, mas que já tomou muita influência em curto intervalo de templo. Mesmo porque Hunger Games foi uma das séries que teve um “boom” de sucesso, de forma que começou a fazer sucesso de uma hora pra outra, e desde então, o número de fãs só tem multiplicado. e com a estréia de “A Eperança - Parte 2” esse ano literalmente vai ser a faísca para que esse fandom mostrasse todo o seu poder mais uma vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário