Afinal, 7 livros de uma vez é demais para um mísero post. Mas, a meu ver, falar das Crônicas de Nárnia sem citar toda a história pode criar uma falsa ideia sobre quem são os protagonistas da história.
Livros :
1; O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
2; Príncipe Caspian
3; A viagem do Peregrino da Alvorada
4; A cadeira de Prata
5; O cavalo e seu menino
6; O sobrinho do mágico
7; A Última batalha
2; Príncipe Caspian
3; A viagem do Peregrino da Alvorada
4; A cadeira de Prata
5; O cavalo e seu menino
6; O sobrinho do mágico
7; A Última batalha
o que são as Crônicas de Nárnia afinal?
É uma série de fantasia escrita por C. S. Lewis e publicada entre os anos de 1950 e 1956. O sete livros contam a história do mundo Nárnia, um lugar em que os bichos falam, as árvores também, a terra é fértil e tudo plantado nela floresce. Em quase todos os livros, um habitante da Terra (a maioria crianças) vai parar em Nárnia para desempenhar um papel importante nos eventos que estão tomando corpo naquele momento.
Então lá vai um Resumo de cada um dos livros.
O leão, a feiticeira e o guarda-roupa obviamente traz os personagens que conhecemos bem. Quatro crianças humanas — Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia — vão parar em Nárnia depois de atravessar o guarda-roupa de um cômodo vazio. Como comentei lá no começo, por ter visto o filme antes, eu tinha uma visão distorcida sobre qual era o ponto principal da história, mas continue comigo que vou chegar lá.
Príncipe Caspian, que também virou filme, segue a trajetória de Caspian (dã, claro né, Ali!) que vai ter a ajuda dos animais falantes e das quatro crianças humanas lá de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.
Caspian volta em A viagem do Peregrino da Alvorada para percorrer os mares de Nárnia até o fim do mundo. Neste, apenas Edmundo e Lúcia voltam para Nárnia, pois Pedro e Susana cresceram e já não podem ir para lá (mini spoiler). Mas o primo deles, Eustáquio, vai junto por livre e espontânea vontade.
Em A cadeira de Prata, um príncipe de Nárnia desaparece e Eustáquio é chamado de volta para ajudar a encontrá-lo. Lúcia e Edmundo agora estão velhos demais para isso, mas Eustáquio tem a ajuda de sua amiga de escola Jill.
O cavalo e seu menino trata da história de habitantes do mundo paralelo em que Nárnia se encontra (bem, não sei se expliquei direito, mas dessa vez não aparece ninguém vindo diretamente da Terra, ou algo assim). Alguns personagens do livro anterior aparecem aqui.
O sobrinho do mágico acompanha o garoto Digory e sua amiga Polly xeretando as atividades secretas do tio esquisitão de Digory e acabam viajando entre vários mundos até encontrarem um lugar completamente vazio e… bem, melhor não estragar a surpresa. Só vou dizer aqui que Digory é responsável por ligar os humanos à Nárnia para sempre.
Em A Última batalha, Eustáquio e Jill retornam à Nárnia para ajudarem outro príncipe e, até o final, eles reencontram vários amigos.
Devo confessar que o fim do livro me deixou bem chocada. É claro que ao longo de todos os livros — e considerando as influências culturais bastante óbvias — você passa a esperar o desfecho que a história toma, mas eu ainda fiquei com aquela esperança boba de que o autor vai surpreender no final. Não quero dizer que o final é frustrante, só achei (me faltam palavras agora) “forte” demais por se tratar de uma obra infantil. Bem, nem tão infantil assim se você prestar atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário